Prêmio Top Destinos Turísticos cria novas oportunidades para o mercado publicitário

Marcas de diferentes portes, atividades econômicas e segmentos de mercado encontram oportunidades com a premiação.

O Prêmio Top Destinos Turísticos é o maior reconhecimento às cidades que investem e acreditam no turismo como um potencial gerador de riqueza e autoestima da população. A iniciativa, fruto da parceria entre ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil e Skål Internacional São Paulo – Associação Mundial dos Profissionais de Turismo, elegerá, em 16 categorias, os melhores destinos do Estado de São Paulo. Ambas as entidades sexagenárias apostam no setor de viagens e turismo como vetor estratégico para a retomada do desenvolvimento sustentável e regenerativo.

Além dos 13 segmentos turísticos contemplados no plano de governo do estado (Turismo Social, Ecoturismo, Turismo Cultural, Turismo Religioso, Turismo de Esportes, Turismo de Pesca, Turismo Náutico, Turismo de Aventura, Sol & Praia, Turismo de Negócios & Eventos, Turismo Rural, Turismo de Saúde, Turismo Gastronômico), foram incluídas na premiação três categorias, que correspondem aos segmentos: Turismo de Compras; Turismo de Estudos e Intercâmbio e Turismo de Parques Temáticos e Naturais.

De acordo com o regulamento, a quantidade de votos populares depositados na urna virtual (votetop.com.br), ponderada pelo total da população residente, e a avaliação do júri técnico, sobre a competitividade alcançada por cada destino nos segmentos de mercado em disputa, resultarão na indicação de 48 municípios finalistas e os respectivos vencedores em cada uma das 16 categorias.

Top Destinos Tur°sticos 2019- Foto Bruno Kawata – Uehara Fotografia

Engajamento   

A votação foi aberta no dia 1° de junho de 2021 e segue por mais cinco meses, até o final de outubro. Com os primeiros 100 municípios inscritos gratuitamente no Prêmio Top Destinos Turísticos, já foram registrados quase 30 mil votos. “Cabe ao poder público, em parceria com a iniciativa privada, em âmbito municipal e regional, articular campanhas promocionais que agreguem valor aos atrativos e equipamentos turísticos locais”, ressalta o publicitário Beto Marques, CEO da agência Gorilla Comunicação e VP da ADVB.

Na proporção em que aumenta a quantidade de municípios que promovem seus atrativos e equipamentos turísticos, a audiência engajada cresce. “Nesta edição, lançamos o Guia Digital, ferramenta de marketing que alavanca as campanhas dos destinos concorrentes”, destaca o presidente da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB), Aristides Cury.

Patrocinadores máster

Gol Linhas Aéreas, Accor Hotels, Movida Aluguel de Carros e Grupo R1 Soluções Audiovisuais são exemplos de marcas patrocinadoras máster do certame, nas edições anteriores. Ou seja: as marcas que viabilizarão a cerimônia de entrega do troféu Top Destinos Turísticos, a ser realizada dia 30 de novembro de 2021, no Hall Nobre do Palácio dos Bandeirantes, com a participação estimada em mil convidados. O governador do estado, João Dória Jr, assim como o secretário estadual de Turismo e Viagens de São Paulo, Vinicius Lummertz, são presenças confirmadas.

Top Destinos Turísticos 2019 – Foto Ken Chu

Apoios institucionais

A iniciativa, em sua terceira edição, tem o apoio da APP – Associação Paulista de Municípios; APRECESP – Associação das Prefeituras das Cidades Estâncias do Estado de São Paulo; AMITESP – Associação das Prefeituras dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo; UVESP – União dos Vereadores do Estado de São Paulo, do São Paulo Convention and Visitors Bureau e da SETUR S. Paulo – Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo.

Patrocínios por segmento de mercado

O Prêmio Top Destinos Turísticos proporciona a ampliação econômica no estado de São Paulo, por meio da geração de emprego e renda em vários outros setores econômicos impactados direta e indiretamente pela atividade turística.

Exceto a capital, que é hour concours, todos os municípios do Estado de São Paulo podem participar da premiação e oportunizam ativações criativas para marcas de produtos e serviços junto aos 16 segmentos do Turismo.

O setor de viagens e turismo impacta mais de 50 setores econômicos e ocupa posição de liderança no ranking das atividades que mais geram, rapidamente, postos de trabalho e distribuição de renda. “De cada nove integrantes da População Economicamente Ativa (PEA) no mundo, um atua em atividade ligada direta e indiretamente à movimentação de pessoas – as quais demandam produtos e serviços direcionados para os diferentes segmentos de mercado”, complementa o presidente da Associação Mundial dos Profissionais de Viagens e Turismo – a Skål Internacional São Paulo, Walter Teixeira.

O modelo de marketing promocional colaborativo, instituído pelo Prêmio Top Destinos Turísticos, possibilita associar a imagem dos destinos turísticos a marcas de produtos e serviços locais, por meio do Guia Digital. E, também, disponibiliza ao mercado publicitário cotas de patrocínios e apoios por categoria. “Associação de marcas às categorias da premiação abre espaço para ativações que alcançam o perfil da demanda por segmento”, informa Teixeira.

“Viagens, a negócios ou lazer, movimentam a economia e geram renda com vasto alcance social e respeito ao meio ambiente – propósito que agrega valor às marcas alinhadas ao fator ESG (Environmental, social and corporate governance)”, complementa Beto Marques, VP da ADVB.

Top Destinos Turísticos 2019 – Comunicação Visual – Foto Bruno Kawata – Uehara Fotografia

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O destino dos destinos

Toni Sando fala de turismo com propriedade. E tal capacidade surgiu de uma combinação nada ordinária: bagagem acadêmica sólida, experiência invejável em gestão em grandes

Saiba mais »

Veja também

Skål International awardees at CONNECT 2020

Mulheres do Skål International recebem prêmios internacionais

Oito mulheres do Skål International recebem prêmios internacionais na CONNECT Travel Conference. Na recente CONNECT Travel Conference, um encontro das principais empresas de turismo e compradores de viagens, o encontro da indústria foi destacado por duas sessões notáveis.
These days in Tourism sector there is just about one topic - Skal International

Hoje em dia, no setor de Turismo, há apenas um tópico

Nosso setor está enfrentando uma das maiores ameaças já vistas A pandemia COVID-19 colocou o mundo inteiro em alarme, mas sem dúvida, a indústria do Turismo, mais do que qualquer outra, está tendo um impacto terrível. Todos nós estamos passando por momentos muito difíceis, tanto pessoalmente quanto nos negócios.
Skål International Sustainable Tourism Awards 2020 Jury and Participants

Skål International Sustainable Tourism Awards 2020: Júri e participantes

O ano desafiador que o mundo está enfrentando não tem sido um obstáculo para o sucesso contínuo dos Prêmios de Turismo Sustentável. Em sua 19ª edição, foram recebidas 44 inscrições de 23 países para competir nas nove categorias disponíveis.