Pandemia assusta, altera e acelera a busca do bem comum

WalterTeixeira*

Tecnologia colocada a serviço da inovação, com propósito socialmente justo, ambientalmente responsável e economicamente viável, resulta em novas e escaláveis soluções. Assim, cada vez mais, prospera a dinâmica Nova Economia.

Ensino a distância, educação continuada, telemedicina, e-commerce, mudança climática, novo modelo de informação e notícias por assinatura. Transparência, busca pelo bem-estar coletivo, home office, eventos híbridos e online. Tem mais…

Conexões profissionais além-fronteiras, realidade aumentada, gameficação, inteligência artificial e proteção de dados pessoais compõem o cenário caleidoscópico. E é crescente, também, a demanda por soluções disruptivas, alinhadas ao conceito ESG — Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança).

A pandemia da Covid-19 acelera o processo de transformação. Com toda a experiência acumulada ao longo de seus 90 anos Philip Kotler, também reconhecido mundialmente como o pai do Marketing, afirma que “esse período de privação e ansiedade dará início a novas atitudes e comportamentos do consumidor; que mudarão a natureza do capitalismo de hoje”.

Exemplos não faltam. Consumidores mais jovens estão desinteressados em ter a propriedade de carros e casas. Menos é mais; eles preferem utilizar aplicativos de mobilidade; propõem reduzir necessidades materiais e ampliar experiências enriquecedoras de uma vida saudável.

O ativismo climático, também segundo Kotler, resgata “o respeito pela natureza; pela ciência e possui preocupações genuínas com o futuro da Terra”. Aumenta o número dos vegetarianos e veganos, sabedores de que “para produzir um quilo de carne bovina são necessários de 15.000 a 20.000 litros de água”, complementa a mesma fonte. A prática da reciclagem é disseminada.

Kotler observa, ainda, que aumenta a oposição a qualquer ato de obsolescência programada por empresas ou àquelas que utilizam inovação, marketing e crédito interessadas apenas em expandir lucros continuamente com a venda de produtos descartáveis. Uma mentalidade que busca tornar o consumo em modo de vida.

Toda a lógica reinante desde a Revolução Industrial (Século 19), baseada em mais produção de bens e mais consumo, elevou investimentos no incremento da produção e do consumo. “Cidadãos foram transformados, paulatinamente, em consumidores”, resume Kotler.

Nesta segunda década do Século 21 o Produto Interno Bruto (PIB), que mede o valor total dos bens e serviços produzidos em um determinado ano, deixa de ser a única métrica de avaliação do desempenho dos países. Alguns deles, aliás, já utilizam outros indicadores, tais como “Felicidade Doméstica Bruta” ou “Bem-Estar Doméstico Bruto”.

A revisão de valores converge em favor do setor de viagens, turismo e eventos. Aumenta a percepção sobre a relevância da Indústria Criativa e das viagens. São viagens nacionais e internacionais que lideram o ranking atual dos desejos de consumo, dos setores que mais geram empregos e distribuição de renda. E que constitui a alavanca para o desenvolvimento sustentável e regenerativo.

Convidamos você, que possui mais de cinco anos de atuação no mercado, a fazer sua inscrição como membro da Skål Internacional São Paulo – Associação Mundial dos Profissionais de Viagens e Turismo. S undhet (Saúde); K arlek (Amizade); A lder (Longa Vida) e L ycra (Felicidade) são os valores que nos une a mais de 12 mil profissionais atuantes em mais de 100 países, conectados ao que de melhor a tecnologia oferece e motivados a compartilhar a busca do bem-comum.

 

Para mais informações skalsp.com.br.

*Walter Teixeira é presidente da Skål Internacional São Paulo

 

Acesse o artigo original em: https://www.revistaeventos.com.br/Grupo-Conecta-Eventos/Revista-Eventos/Revista-Online/132 (página 106)

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Veja também

Skål International awardees at CONNECT 2020

Mulheres do Skål International recebem prêmios internacionais

Oito mulheres do Skål International recebem prêmios internacionais na CONNECT Travel Conference. Na recente CONNECT Travel Conference, um encontro das principais empresas de turismo e compradores de viagens, o encontro da indústria foi destacado por duas sessões notáveis.
These days in Tourism sector there is just about one topic - Skal International

Hoje em dia, no setor de Turismo, há apenas um tópico

Nosso setor está enfrentando uma das maiores ameaças já vistas A pandemia COVID-19 colocou o mundo inteiro em alarme, mas sem dúvida, a indústria do Turismo, mais do que qualquer outra, está tendo um impacto terrível. Todos nós estamos passando por momentos muito difíceis, tanto pessoalmente quanto nos negócios.
Skål International Sustainable Tourism Awards 2020 Jury and Participants

Skål International Sustainable Tourism Awards 2020: Júri e participantes

O ano desafiador que o mundo está enfrentando não tem sido um obstáculo para o sucesso contínuo dos Prêmios de Turismo Sustentável. Em sua 19ª edição, foram recebidas 44 inscrições de 23 países para competir nas nove categorias disponíveis.