INOVAÇÃO GARANTE COMPETITIVIDADE EM PLENA PANDEMIA

Cada vez mais brasileiros optam pela locação de automóveis. Uma tendência que ganha força no Brasil, em parte impulsionada pela pandemia. Jamyl Jarrus Jr., Diretor Executivo de Vendas e Marketing da Movida, locadora de capital aberto, é impedido de divulgar números, mas sem receio afirma “A demanda está próxima aos níveis pré-pandemia e até mais forte”.

Os dados divulgados pelo BI Abracorp, referentes ao terceiro trimestre de 2020, confirmam a recuperação do segmento, que até junho apresentava a menor variação negativa em número de diárias (-24,6%) e vendas (-37,5%), aferidas em reais, quando comparadas a igual período do ano passado.

A redução na quantidade (-89,2%), que resultou em perdas nas vendas (-96,1%) dos serviços de tranfer, por exemplo, são bem maiores.

O mesmo ocorreu na quantidade (-75,1%) e na receita das vendas (-81.9%) de bilhetes aéreos para voos nacionais. Para os voos internacionais o contraste é ainda maior: -89,6% na emissão de bilhetes e -93,6% na receita das vendas.

A partir de julho de 2020, mesmo com restrições e muito provavelmente motivada por elas, os brasileiros passaram a procurar mais destinos turísticos de curta duração. “O carro está sendo encarado como o meio de transporte mais seguro e uma parcela das pessoas que deixou de ir ao exterior passou a optar pela locação”, explica o executivo.

Mais dias de locação

Antes da pandemia, o mercado de viagens corporativas já havia feito as contas e percebido as vantagens de substituir a manutenção de frotas próprias pela locação. O mesmo fator atuava na mudança do comportamento de consumo de parcela das pessoas físicas, estimulando assim a substituição do modelo de compra para o aluguel.

Em ambos os mercados – viagens corporativas e de lazer – o home office é outro fator que ajuda a impulsionar a locação de automóveis por um maior número de dias. Ao mesmo tempo em que pessoas físicas em home office conseguem estender os finais de semana, antecipando viagens realizadas a um raio de 100 ou até 200 quilómetros de casa, o maior tempo de permanência de um viajante a negócios entre São Paulo e Rio de Janeiro ou Curitiba, por exemplo, também tem contribuído com o aumento no número de dias de locação. “Quem antes estava na ponte-aérea e locava o carro por um ou dois dias, hoje otimiza sua viagem permanecendo uma semana ou até dez dias no destino visitado”, revela Jarrus Jr.

A mudança de comportamento de consumo alcança diferentes perfis de renda, que encontram mais empatia com marcas inovadoras. Por isso, o pioneirismo em ofertar automóveis de várias cores, além das tradicionais cores prata e branca; criar a modalidade mensal flex, que assegura descontos progressivos quanto mais dias a pessoa física permanece com o carro locado, entre outras iniciativas inéditas, proporcionam vantagens competitivas à Movida.

Iniciativas inéditas, que somadas a outras, cativam diversos segmentos e nichos de mercado, entre os quais estão os mais jovens e consumidores que substituem o transporte de massa pela locação de baixo custo. “Fomos também os primeiros a incluir a locação de marcas Premium, como A4 e Mercedes, já disponíveis em todas as nossas lojas no Brasil. Lançaremos, em parceria com a Nissan, a locação dos primeiros carros elétricos”, antecipa, “proporcionando a todos os nossos clientes sempre elevado padrão de produtos e serviços”, conclui.

No Brasil a demanda por locação corresponde a 20% do mercado potencial e a depreciação do valor do carro, que está muito mais próxima dos cenários existentes nos EUA e na Europa, abre oportunidade para novos negócios em todos os canais de distribuição.

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