Artigo ressalta o Turismo como a riqueza do século para o Brasil

Responsável pela geração de 4% do PIB, segundo o IBGE, e pela manutenção de 2,9 milhões de empregos pelo País, conforme aponta o Caged, o Turismo, mesmo com os reveses gerados pela pandemia, segue sendo um setor com alto potencial de criação de riquezas no Brasil. É isso que defende um artigo assinado pelo diretor de Relações Públicas da Skal Internacional São Paulo, Luiz Henrique Miranda.

Compilando pensamentos e falas de profissionais associados à Skal, Miranda defendo o potencial do setor e como algumas mudanças estruturais podem fazer com que a indústria supere desafios.

O artigo completo está disponível logo abaixo:

O TURISMO É A RIQUEZA DO SÉCULO PARA O BRASIL
Por Luiz Henrique Miranda, diretor de Relações Públicas do Skal São Paulo

Otavio Leite, ex-secretário estadual de Turismo do Rio de Janeiro, desde 27 de junho 2020, publicou interessante artigo no jornal O Globo, dia último dia 21 de novembro, sob o título “Hora de investir no Turismo interno – Com a pandemia, brasileiros que deixarão de viajar ao exterior podem aquecer mercado nacional”.

Divulgado pelo skalega Arnaldo Moreira, do Rio de Janeiro, e compartilhado com todos os associados do Skal São Paulo, pelo presidente Walter Teixeira, além de destacar o potencial econômico do Turismo no país, o artigo chama atenção para “um mercado consumidor latente, posto e real”. Ou seja: brasileiros que deixarão de fazer viagens internacionais no próximo verão ou mesmo no próximo ano e, caso a pandemia não se agrave, poderão contribuir com a geração de milhares de empregos ao redescobrirem as belezas naturais e culturais do Brasil.

A mesma tese foi lançada pelo skalega Eduardo Sanovicz, presidente da Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), durante participação no Webinar com expoentes que comandaram a Embratur, realizado pelo Movimento Supera Turismo Brasil, em 27 de julho deste ano, com aval de Jeanine Pires, Caio Luiz de Carvalho e Vinícius Lummertz. Evento que demonstra a força da união do Turismo como vetor estratégico para o desenvolvimento regenerativo e global; capaz de superar até mesmo radicalismos político-partidários e ideológicos.

As restrições impostas pela covid-19 também fizeram resgatar a necessidade natural de todo ser humano de interagir de maneira presencial. Esperemos que a dor gerada pela perda de vidas motive, cada vez mais, o consumo consciente. E oportunize, àqueles que podem viajar, dar valor à valiosa riqueza turística que o Brasil possui e é mundialmente reconhecida. Assim, ao superar o complexo de cachorro vira lata, conseguiremos, de fato e por inegável direito, exercer no presente Século XXI o decantado papel de “país do futuro”.

Afinal, com o emprego da robótica, em tempos de inteligência artificial e internet das coisas, na produção industrial, após avanços já conquistados no agronegócio brasileiro, cabe ao setor de serviços ocupar a mão de obra ociosa e incentivar o incremento das viagens de lazer, intercâmbio, eventos, incentivos e, até por razões de marketing e responsabilidade socioambiental, com o apoio decisivo das corporações de todos os portes e ramos de negócios.

 

Artigo original publicado no site Panrotas: https://www.panrotas.com.br/mercado/opiniao/2020/11/artigo-ressalta-o-turismo-como-a-riqueza-do-seculo-para-o-brasil_178265.html

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Veja também

Skål International awardees at CONNECT 2020

Mulheres do Skål International recebem prêmios internacionais

Oito mulheres do Skål International recebem prêmios internacionais na CONNECT Travel Conference. Na recente CONNECT Travel Conference, um encontro das principais empresas de turismo e compradores de viagens, o encontro da indústria foi destacado por duas sessões notáveis.
These days in Tourism sector there is just about one topic - Skal International

Hoje em dia, no setor de Turismo, há apenas um tópico

Nosso setor está enfrentando uma das maiores ameaças já vistas A pandemia COVID-19 colocou o mundo inteiro em alarme, mas sem dúvida, a indústria do Turismo, mais do que qualquer outra, está tendo um impacto terrível. Todos nós estamos passando por momentos muito difíceis, tanto pessoalmente quanto nos negócios.
Skål International Sustainable Tourism Awards 2020 Jury and Participants

Skål International Sustainable Tourism Awards 2020: Júri e participantes

O ano desafiador que o mundo está enfrentando não tem sido um obstáculo para o sucesso contínuo dos Prêmios de Turismo Sustentável. Em sua 19ª edição, foram recebidas 44 inscrições de 23 países para competir nas nove categorias disponíveis.