ADVB-SP promove debate sobre impactos da pandemia aqui e na Europa

Na manhã de quinta-feira, 25/02, a ADVB-SP, em parceria com a Skål SP, proporcionou aos associados, ao mercado e à sociedade civil organizada, no seu todo, evento virtual oportuno, proveitoso e relevante. O Fórum de Temas Internacionais (FTI) abraçou o tema ‘Covid-19: Reflexões sobre o impacto nos negócios no Brasil a partir da análise comparativa às experiências europeias’.

Depois de breve introdução de Sergio Junqueira Arantes, CEO da Conecta Eventos, Skålega e VP da ADVB-SP, o presidente do Conselho Consultivo da entidade, Latif Abrão Jr., enquanto moderador da Live, destacou as presenças dos convidados internacionais. Ou seja: António Saraiva, presidente da Confederação Empresarial de Portugal e VP da Business Europe; e Daniela Otero – CEO do Skål Internacional que lidera a maior rede mundial de profissionais de viagens e turismo.

António Saraiva

António Saraiva, presidente da Confederação Empresarial de Portugal e VP da Business Europe

 

Reconhecidamente um líder e dono de trajetória empresarial exemplar, António Saraiva lembrou que a pandemia Covid-19 faz parte da coleção de outros eventos similares já enfrentados pela humanidade e que, fatalmente, não será o último. Chama atenção para os efeitos das mudanças climáticas e menciona o enfrentamento relativamente bem sucedido de Portugal à chamada 1ª onda da Covid-19.

No entanto, descreve as decorrências da flexibilização irresponsável; dos descuidos e negligências da população; do número elevado de infectados e mortos, da escassez de leitos hospitalares, agravada pelas faltas de insumos e de mão de obra especializada, parte destas supridas solidariamente pela Alemanha   – enfim – dá um testemunho comovente e humanizador sobre essa provação que incide sobre a humanidade, como um todo. Ressalta o papel da solidariedade; projeta que Portugal terá completado a imunização só no início de 2022 e fala da dura tarefa de recompor a economia. Segundo António, Portugal perdeu em torno de 10% do PIB.

No seu entendimento, o mundo não será mais o mesmo, no pós-pandemia. Conclama a união de esforços entre as nações livres, que incluem Portugal, demais países europeus, nações da África, EUA e Brasil, para empreitadas conjuntas e afeitas aos novos figurinos da economia internacional. Saraiva revela-se, fundamentalmente, otimista. “Apesar da nuvem negra que paira sobre nossas cabeças, atrás da escuridão, há um sol de oportunidades”, enfatiza.

 

Daniela Otero

Daniela Otero – CEO do Skål Internacional que lidera a maior rede mundial de profissionais de viagens e turismo.

 

A CEO do Skål Internacional abre sua exposição reportando-se ao início de grandes mudanças, há cerca de um ano. Impacto sobre a forma de viajar, trabalhar, fazer compras, pensar, conviver… Diz que a chave da recuperação turística está na vacinação; cita a importância do incentivo ao turismo interno e o estabelecimento de certificações de viagem segura. Reitera a importância dos protocolos sanitários. E acrescenta: “A COVID19 não mudou as regras do jogo – mudou o jogo”.

Diz que a indústria do turismo enfrenta novos desafios, que implicam na adoção de uma nova visão e novas fórmulas para manter e melhorar os resultados. Ou seja: digitalização; sustentabilidade; adaptação e oportunidades. Atenta para mudanças que se desenham na relação do turismo com a natureza; com o clima e com a economia.

Sobre tendências, Daniela Otero, que também é membro da junta diretiva da OMT, enumera: viagens mais longas, que devem combinar lazer e trabalho; férias nacionais e regionais, com experiências ao ar livre; ascensão do turismo sustentável: bem-estar e sustentabilidade são conceitos que devem estar no centro da oferta turística; utilização de tecnologia para oferecer aos turistas experiências sob medida.

Tem mais: as plataformas de viagens vão melhorar as ferramentas para elevar o nível de personalização. Será incorporado o conceito de ‘viagens seguras’, para ajudar os consumidores a filtrar a informação sobre a saúde e segurança nas viagens. E políticas de cancelamentos flexíveis.

Considera que há uma demanda reprimida significativa, por viagens. As viagens de longa distância e a retomada do segmento MICE ficarão para 2022 – tudo vai depender do ritmo e volume da vacinação no mundo. Porém, há chances de o verão europeu 2021 se aproximar da normalidade. Mas com o uso permanente de máscaras. Finaliza a exposição desta forma: “O turismo é uma indústria resiliente. E vai se recuperar!”

 

Painelistas – Excertos

Roberto Ordine, VP da ACSP:

Roberto Ordine, VP da ACSP

 

“Parafraseando António Saraiva, nós também acreditamos que o sol virá depois da escuridão. O crescimento do agronegócio, por exemplo, é animador. A massa de desempregados, porém, é um grande entrave para o nosso comércio. As autoridades precisam definir um caminho que salve vidas da Covid-19 e, também, da fome!”.

Toni Sando, presidente da Unedestinos:

Toni Sando, presidente da Unedestinos

 

“Hoje, chegamos a uma conclusão única: não existe salvador da pátria. Precisamos, mesmo, é criar soluções. E gastar menos energia em grupos de WhatsApp, achando que vai resolver o problema do mundo. Vemos nos debates, um monte de gente querendo criar protagonismo (…) palpitando, mas pouca gente atuando. É preciso fortalecer as entidades representativas, para que elas possam atuar na condução de pleitos em todas as instâncias governamentais”.

Percival Maricato, presidente do Conselho Estadual da Abrasel-SP:

Percival Maricato, presidente do Conselho Estadual da Abrasel-SP

 

“Infelizmente, o nosso setor – bares e restaurantes – está sofrendo as consequências de uma visão equivocada do governo. Quem segue os protocolos não dissemina a pandemia. E assim, centenas de estabelecimentos estão fechando as portas, todos os dias. Vejo como um sacrifício inútil – e ainda teremos alguns meses de restrições, pela frente”.

 

Prêmio Personalidade Empresarial Luso Brasileira

Ao final do evento, António Saraiva foi agraciado com o prêmio ‘Personalidade Empresarial Luso Brasileira’, outorgado pelo presidente da ADVB-SP, Aristides de La Plata Cury e pelo presidente do Conselho Consultivo da entidade, Latif Abrão Jr. Ao se referir à criação da ADVP (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing de Portugal), Latif enalteceu as qualidades do homenageado, a justificar plenamente essa honraria.

Para assistir à íntegra da Live, basta acessar https://youtu.be/AqjEBS5XhGA 

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O destino dos destinos

Toni Sando fala de turismo com propriedade. E tal capacidade surgiu de uma combinação nada ordinária: bagagem acadêmica sólida, experiência invejável em gestão em grandes

Saiba mais »

Veja também

Skål International awardees at CONNECT 2020

Mulheres do Skål International recebem prêmios internacionais

Oito mulheres do Skål International recebem prêmios internacionais na CONNECT Travel Conference. Na recente CONNECT Travel Conference, um encontro das principais empresas de turismo e compradores de viagens, o encontro da indústria foi destacado por duas sessões notáveis.
These days in Tourism sector there is just about one topic - Skal International

Hoje em dia, no setor de Turismo, há apenas um tópico

Nosso setor está enfrentando uma das maiores ameaças já vistas A pandemia COVID-19 colocou o mundo inteiro em alarme, mas sem dúvida, a indústria do Turismo, mais do que qualquer outra, está tendo um impacto terrível. Todos nós estamos passando por momentos muito difíceis, tanto pessoalmente quanto nos negócios.
Skål International Sustainable Tourism Awards 2020 Jury and Participants

Skål International Sustainable Tourism Awards 2020: Júri e participantes

O ano desafiador que o mundo está enfrentando não tem sido um obstáculo para o sucesso contínuo dos Prêmios de Turismo Sustentável. Em sua 19ª edição, foram recebidas 44 inscrições de 23 países para competir nas nove categorias disponíveis.